Saúde - Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021

Vigilância Sanitária e Departamento de Agricultura preparam fiscalização e orientação aos comerciantes

Para prevenir possíveis riscos à saúde da população nazareana, o Departamento Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária) em parceria com o Departamento de Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou nesta quarta-feira (25) uma reunião com o Prefeito Murilo Pinheiro para tratar de um forte trabalho educativo no comércio de alimentos da cidade. Os comerciantes serão orientados no sentido de adquirirem somente produtos com procedência comprovada, sob pena de apreensão das mercadorias irregulares, e penalidades que vão desde uma advertência, até interdição e multa.

“É necessário que todos os produtos que se encontram dentro do estabelecimento estejam identificados com a rotulagem indicando procedência e data de validade. Nos produtos de origem animal é preciso que conste o selo do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que pode ser o S.I.M. - Serviço de Inspeção Municipal de Nazaré Paulista ou o S.I.S.P. - Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo ou o S.I.F. - Serviço de Inspeção Federal ou o S.I.S.B.I. - Sistema Brasileiro de Inspeção”, esclarece a coordenadora da Vigilância Sanitária, Aline Pinheiro.

Nas vistorias da Vigilância Sanitária serão observadas as condições de higiene do local, condições das instalações e equipamentos, procedência dos produtos, manipulação, temperatura dos alimentos (que deve ser a mesma orientada pelo fabricante no rótulo), e outros detalhes, como utensílios e ventilação do ambiente.

É extremamente importante que os comerciantes do ramo alimentício sigam as normas da Vigilância Sanitária, diminuindo assim o risco à saúde dos consumidores e oferecendo um produto de qualidade aos clientes, reforça a coordenadora sanitarista.

A participação da população é importante neste processo, denunciando possíveis ameaças à saúde. A Vigilância Sanitária está localizada na Rua Coronel Benedito Bueno, 65 no centro da cidade ou (11) 4597-1526 ramal 215. O horário de atendimento é das 8h às 16h.