Administração - Terça-feira, 17 de Março de 2020

Prefeitura de Nazaré Paulista anuncia medidas de ações de combate ao coronavírus/ covid-19

município de Nazaré Paulista adere ao Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo COVID-19/coronavírus.

O prefeito de Nazaré Paulista, Murilo Pinheiro seguiu orientação do governo do Estado de São Paulo quanto a Prevenção e Cuidados em relação ao Coronavírus, e determinou na tarde desta segunda-feira (16), uma série de medidas administrativas, como a suspenção de Audiências, aulas da rede municipal, cursos profissionalizantes, etc. As medidas seguem orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar aglomerações e diminuir os riscos de disseminação do Covid-19.

“Neste momento é importante estarmos atentos, prevenindo riscos e agindo com serenidade. Não temos casos em Nazaré Paulista, mas seguimos cumprindo o protocolo internacional da Organização Mundial de Saúde. Estas novas medidas são dirigidas, quem reúnem muitas pessoas em um mesmo espaço, que recebe diariamente uma parcela da população mais vulnerável à exposição do vírus”, explicou o prefeito.

Com isso, o município de Nazaré Paulista adere ao Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo COVID-19/coronavírus.

A partir do dia 23/03 (Vacinação de Idosos) - Idosos com mais de 60 anos e acamados, moradores do Centro, Vila Galhardo, Araújo, Vicente Nunes e Zico Cunha já podem comunicar o Posto de Saúde (11) 4597-3065 para receber sua vacina do H1N1 na sua residência.
(Vacinação de Idosos residentes em outros Bairros) - Para idosos, profissionais da Saúde,  Educação, e pessoas com doenças crônicas receberão sua vacina em seus bairros. O Departamento de Saúde vai criar um cronograma do Ônibus do Programa Bairro a Bairro para a vacinação.
(Vacinação em Posto e Centro de Saúde) - O Centro de Saúde e Posto de Saúde do Cuiabá também terão a vacinação, mas pedimos que sigam as orientações acima para evitar aglomeração de pessoas idosas.
Profissionais da área da Saúde não terão férias autorizadas neste momento.
Não serão permitidos encaixes em ambulatórios para evitar pessoas aguardando por tempo extenso nas unidades de saúde.
No Hospital Municipal serão criadas separações, as entradas das pessoas que precisam de um atendimento (sem sintomas do COVID-19/coronavírus), das pessoas que vão com sintomas do COVID-19/coronavírus, salientamos que as pessoas só procurem o Hospital em caso de emergência ou quando tiver febre alta e falta de ar, vá até o Hospital de Máscara protetora. É importante ressaltar, que em obediência ao protocolo de saúde já existente, somente o médico pode decidir sobre a coleta de material a ser enviado para o Instituto Adolfo Lutz para análise.

EDUCAÇÃO E CULTURA

De 17 a 20/03, Suspensão das aulas gradativamente com orientação de prevenção aos pais e alunos. (Caso os pais decidam não levar os filhos para as escolas, não serão contabilizadas faltas).
A partir do dia 23/03, as aulas da rede municipal (creches, educação infantil, ensino fundamental) estarão suspensas. Novas medidas e determinações serão enviadas semanalmente por meio de canais oficiais de comunicação do município.
De 17/03 a 30/04, as aulas e ensaios (Fanfarra Municipal, Cia de Dança, Projeto Pilar, etc.) estarão suspensas.
De 17 a 27/03, Transporte Universitário estará suspenso.
A partir do dia 18/03, Funcionários da Educação com mais de 60 anos deverão trabalhar em suas casas.

AÇAO SOCIAL E FUNDO SOCIAL

De 17/03 a 30/04, Pesagem do Bolsa Família estará suspenso.
De 17/03 a 30/04, Cursos do CRAS e FUNDO SOCIAL estarão suspensos.
De 17/03 a 30/04, Visitas do Programa CRIANÇA FELIZ estarão suspensas.
De 17/03 a 30/04, Reuniões e Encontros do Grupo Alegria de Viver (Terceira Idade) estarão suspensos.

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E TURISMO

De 17/03 a 30/04, todos os eventos realizados pela Prefeitura Municipal estarão suspensos.
De 17/03 a 16/04, FEIRAS LIVRES estarão suspensas.
Orientamos o Setor Privado, não realizarem eventos de concentração de pessoas.
Orientamos os Eventos Religiosos, Missas, Cultos e Reuniões serem cancelados ou transmitidos via internet sem concentração de pessoas.
Orientamos os Comércios, não realizarem shows ao vivo que possam concentrar pessoas.
Orientamos os Comércios, separar os jogos de mesas e cadeiras num espaço superior a 2 metros de distância.

ESPORTE E LAZER

De 17/03 a 30/04, Todas as atividades esportivas realizadas pela Prefeitura estarão suspensas.
De 17/03 a 30/04, Escolinhas de Futebol, Grupo de Caminhada, Ginástica, Alongamento, e Hidroginástica estarão suspensas.
Orientamos a Suspensão de atividades esportivas que tem aglomeração de pessoas.
Orientamos o Setor Privado, não promoverem atividades esportivas que aglomerem pessoas.

Empresas, indústrias, comércios, agências bancárias, lotéricas, escolas particulares e demais órgãos da iniciativa privada, que realizam atendimento ao público, devem observar as recomendações gerais e criar seu próprio plano para o combate ao COVID-19/coronavírus.

Neste momento onde unir forças para conter e prevenir o COVID-19/coronavírus fará a diferença.

Pedimos a população, que acompanhe os canais oficias de comunicação do município para receber as atualizações quanto à situação e a normalização dos serviços públicos.