Administração - Quinta-feira, 14 de Setembro de 2017

Município de Nazaré Paulista consegue isenção de pedágios estaduais para veículos oficiais

O município de Nazaré Paulista através do Departamento de Administração e Assessoria de Fiscalização conseguiu junto a Artesp (Agência Reguladora de Transporte Terrestre do Estado de São Paulo) uma portaria que garante os veículos públicos não paguem pedágios nas praças controladas por 12 concessionárias em estradas paulistas, gerando uma economia de até R$ 3.600,00 por mês aos cofres públicos.

Para conseguir o benefício, o município firmou contrato com a Artesp, que dá direito a todos os veículos isenção do pagamento. “Ficamos muito felizes por conseguirmos este benefício para nossa cidade”, diz o prefeito que, em tempos de crise, tem procurado colocar em prática diversas medidas para reduzir os gastos da administração pública municipal.

Diariamente ambulâncias, ônibus escolares e veículos utilitários trafegam pelas estradas, quer seja em busca de atendimento médico em centros como São Paulo, Campinas e Barretos, ou para levar estudantes em escolas e faculdades em São Paulo, Guarulhos, Atibaia por exemplo. “As despesas com pedágio pesavam em nossa conta no final de cada mês, mas agora comemoramos esta importante conquista que vai gerar uma economia DE R$ 43.200,00 ao ano”, comemora o prefeito.

Os cartões de identificação, que devem sempre estar disponíveis nos veículos circulantes, informam número do registro patrimonial, prefixo, marca, modelo, ano de fabricação e a cor predominante de cada veículo, além do setor ao qual aquele veículo atende.

Mas é preciso atenção e zelo para o uso deste cartão. Cada vez que passar por uma cancela de pedágio, o motorista do carro oficial deverá apresentar o cartão ao operador da cabine de cobrança. O sistema das concessionárias receberá da Artesp os dados de todos os cadastrados com direito à isenção da tarifa e, caso haja alguma irregularidade ou mau uso do benefício, o cartão é imediatamente retido e o contrato cancelado.

O benefício faz parte do primeiro lote (Autoban, Tebe, Vianorte, Internas, Centrovias, Triângulo do Sol, Autovias, Renovias, Viaoeste, Rodovia das Colinas, SPvias e Ecovias) da desestatização, já o segundo lote (Rota das Bandeiras)estará disponível de acordo com o cronograma da Artesp.

O prefeito informa que o contrato assinado poderá ser renovado, bastando apenas que a Prefeitura manifeste interesse em manter o acordo com a Artesp.