Nazaré Paulista, sábado, 22 de janeiro de 2022 Telefone (11) 4597-1526

Educação - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017

Departamento de Educação de Nazaré Paulista entrega Brinquedos para Escolas e Creches do Município

A Prefeitura Municipal através do Departamento de Educação e Cultura realiza a entrega de brinquedos nas escolas de Educação Infantil e Creches Municipais.

Considerando que brincar é uma importante forma de comunicação e interação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O ato de brincar de forma planejada e mediada pelo educador possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.