Nazaré Paulista, domingo, 23 de janeiro de 2022 Telefone (11) 4597-1526

Educação - Terça-feira, 18 de Julho de 2017

Formação da Equipe de apoio na educação de Nazaré Paulista - Contação de histórias na educação infantil

O município de Nazaré Paulista através do Departamento de Educação e Cultura realizou de 17 à 21 de julho, formação para os profissionais de apoio da educação Infantil (monitores, inspetores, oficiais Rurais e estagiários) e diretores de Creche, o encontro totalizou 25 horas de formação em grupos nos períodos manhã e tarde.

Ao longo dos anos a contação de histórias foi ganhando importância na educação, pois os contos, além de estarem repletos de valores humanos, ajudam a criança a usufruir de seus recursos internos para enfrentar os desafios, servindo de inspiração e ensinamentos para a vida toda.

A prática de contar histórias é uma atividade bastante presente e significativa na rotina escolar, pois pertence à área de conhecimento da Linguagem Oral e Escrita, fundamental para a formação do sujeito, porque possibilita seu acesso ao mundo letrado e sua maior inserção e participação na vida social. Capacidades como comunicação e expressão, interesse pela leitura, construção de conhecimentos, inserção sociocultural são contempladas no trabalho com a linguagem. Desta forma, a utilização dos contos no processo pedagógico é uma oportunidade para ensinar sobre valores humanos como coragem, respeito, verdade, justiça, entre outros, de suma importância na constituição do indivíduo, incentivando atitudes éticas e positivas tão necessárias no mundo de hoje.