Nazaré Paulista, domingo, 23 de janeiro de 2022 Telefone (11) 4597-1526

Educação - Quarta-feira, 24 de Maio de 2017

Professores da rede municipal de Nazaré Paulista inicia o "Programa de Formação de Educadores - A arte de contar histórias"

A Prefeitura de Nazaré Paulista junto ao Departamento de Educação e Cultura iniciou nesta segunda-feira (22), Programa de Formação de Educadores da Rede Municipal de Educação. O primeiro encontro desenvolvido pela Contadora de histórias Kiara Terra. A palestrante proporcionou aos educadores uma reflexão sobre seu papel de narrador autoral e possibilitou a todos conhecerem novas práticas de contar histórias, reconhecendo habilidades essenciais no desempenho do seu papel para formar uma sociedade mais humana e conhecedora do Universo.

A arte de contar histórias, como diz Kiara Terra "não é fácil e nem difícil, porém é preciso querer contar e desejar, de fato, criar um vínculo com a criança, sendo este o diferencial de um bom contador de histórias. A melhor maneira de construir essa interação é compartilhar fatos e experiências da própria vida, da sua infância. As crianças se envolvem, porque se identificam com a narrativa".

A diretoria do Departamento de Educação informa que, o Programa de Formação tem enfoque central em reconhecer novos territórios de ação para a palavra, a literatura, a leitura e produção textual. Será desenvolvido durante todo ano letivo e trará novas perspectivas para a prática desenvolvida em nossas Escolas Municipais, na arte de contar histórias e também no processo de ensinar e aprender, para que possamos desenvolver relações mais humanas com as crianças, entre as crianças e com os adultos, através de uma metodologia colaborativa, criativa e mediadora.