Prêmio para Congada

Cultura - Sábado, 24 de Setembro de 2016


Prêmio para Congada

A nossa congada Preto e Branco foi premiada no Programa de Ação Cultural - ProAC 2016, na modalidade edital, na área de Promoção das Culturas Populares e Tradicionais do Estado de São Paulo.

Entre os mais 600 projetos inscritos, apenas doze receberam o premio, e a Congada Preto e Branco de Nazaré Paulista está entre as doze.

 

A ideia do projeto nasceu no Grupo de Trabalho (GT) de Elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC). Este grupo se constituiu há quase um ano com membros da sociedade civil e da gestão publica e está sendo coordenado pela Diretora do Departamento Educação e Cultura, Daniela Zanoni, sob a orientação técnica da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

 

Durante os estudos realizados por este grupo de trabalho foi constatada a necessidade de registro das manifestações e festas de Nazaré Paulista, pois para realizar uma analise e diagnóstico sério e fundamentado, é necessário documentos e fontes. O estudo foi construído com base em entrevistas e registros de arquivos pessoais de alguns agentes culturais e pessoas ligadas à cultura e a memória da cidade. Este registro em DVD vem de encontro com o movimento desencadeado, pois tem como objetivo a preservar e valorizar a Congada e o rico patrimônio cultural de Nazaré Paulista. Com isso é possível revitalizar esta manifestação, já que os principais componentes estão com a idade avançada, e este registro audiovisual pode ser usado nas escolas para despertar o interesse, o respeito e o valor pelas raízes culturais da nossa cidade.

 

O prêmio recebido pela Congada através do ProAc 2016 será para realizar um documentário de registro de memória e para a revitalização da congada com a compra de novos instrumentos e indumentárias.

 

O Sr. Juvenil de Oliveira (Brandão) dirigente da congada e proponente premiado, recebe, enfim o reconhecimento por sua contribuição para a Cultura deste Município, que desde sua infância, como tropeiro aos 8 anos,  rezador e violeiro de São Gonçalo, fundador da Escola de Samba Unidos da Ultima Hora e também como técnico de futebol.

 

Viva a congada Preto e Branco,

 

Viva o Cidadão Brandão.

 

Via a cidadã Dona Benedita, esposa do Sr. Brandão que sempre incentivou e jamais permitiu ele desistisse.

Município de Interesse Turístico


Nazaré Paulista