Desenvolvimento Urbano - Segunda-feira, 25 de Maio de 2020

Prefeitura de Nazaré Paulista e comerciantes discutem plano para o comércio depois do isolamento

“O plano será adotado somente quando o decreto de quarentena do Governo do Estado pela pandemia do coronavírus for flexibilizado”

A Prefeitura de Nazaré Paulista iniciou na semana passada (dias 19, 20, 21 e 22) reuniões com comércios para um Plano de Retomada de Economia Local. O plano será adotado somente quando o decreto de quarentena do Governo do Estado pela pandemia do covid-19/coronavírus for flexibilizado.

A proposta apresenta dados de outras localidades, para definir protocolos e critérios para uma reabertura gradual de todos os setores, seguindo regras e sempre de forma alinhada com critérios da saúde, usando recomendações técnicas e embasamento científico.

Entre os principais pontos sugeridos no plano estão a criação de um protocolo de conscientização de funcionários e clientes, que será obrigatório a todas as empresas no momento da retomada, além da adoção de práticas de higiene e limpeza para reduzir os riscos de contágio de colaboradores e clientes.

Além disso, há uma série de regras para distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras, revezamento de funcionários em horário de trabalho, limitação da quantidade de pessoas nas lojas e o incentivo ao trabalho à distância.

“O objetivo é construir um plano para que estejamos preparados para a abertura dos estabelecimentos assim que for possível, quando o decreto de quarentena do Governo do Estado liberar”, disse o prefeito municipal.

A quarentena no estado segue até o 31 de maio. No entanto, o Governo Estadual promete se pronunciar sobre flexibilização ou prorrogação dessa quarentena. O Estado tem hoje (25) mais de 80 mil casos confirmados da doença, com mais de 6 mil mortes. Em Nazaré Paulista, são 17 casos e 02 mortes.

Participaram das reuniões os empresários de vários segmentos, entre eles: Loja de Móveis, Loja de Roupas, Salão de Beleza, Cabeleireiro, Barbearia, Marina, Academia, Imobiliária, Contabilidade, e também Igrejas Evangélicas. Além dos representantes do Comitê do Desenvolvimento Econômico do município.

O plano ainda será discutido entre outros empresários e comerciantes, e reuniões serão agendadas nos próximos dias com essa finalidade. Todos podem fazer sugestões e contribuições para serem adicionados ao projeto inicial, que foi preparado pela Prefeitura com auxílio de informações de planos de outros municípios e também do Estado de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO DA SEGUNDA SEMANA:
Quarta-feira dia 27/05 – Hotéis e Pousadas.
Quinta-feira dia 28/05 – Pizzarias e Restaurantes
Sexta-feira dia 29/05 – Padarias, Bares e Lanchonetes

COMO PARTICIPAR?
1) Envie e-mail para economia@nazarepaulista.sp.gov.br
2) Assunto: ÁREA DE ATUAÇÃO (exemplo: LOJA DE ROUPAS)
3) Mensagem: Nome do estabelecimento, CNPJ, Endereço, Nome do responsável e Celular/WhatsApp
A Prefeitura enviará um Informativo com a data e horário da reunião de acordo com seu setor em resposta ao e-mail.